terça-feira, junho 16, 2009

Jacqueline Salgado Biografia



Jacqueline Salgado em Montevideo, maio/2009
Uma das cidades que ama!
---
---
---
---
---
---
---
---
---
---
Depois de receber tantos e-mails de estudantes de todo o país pedindo minha biografia para seus trabalhos escolares, decidi postar uma breve biografia realizada pelos alunos do Colégio Santa Maria, que fazem parte do nosso grupo de leitura. Agradeço aos integrantes do clube literário por essa "pesquisa histórica" sobre mim.
Aqui está então, um pouco de lirismo, mas real!

Jacqueline Lopes Salgado Soares é escritora, poetisa e artista plástica mineira. Nasceu em Viçosa/MG no dia 19 de março de 1975. É filha, neta e bisneta de maestros, e também neta de uma cantora lírica, o que muito lhe influenciou para seguir o caminho da arte e da literatura. É filha de Cely Lopes Salgado e José Maria Sant'Anna Salgado, seu pai descobriu desde muito cedo que além do visível dom para desenhar e escrever, Jacqueline também possuía um belo registro de voz soprano, passando para ela ainda menina, ensinamentos básicos de música. Mais tarde, Jacqueline Salgado veio a ser também regente de corais infantis em sua cidade.
Em 1996, saiu da pequena Viçosa e foi estudar Belas Artes na Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG) na capital de Minas Gerais. Aprofundou-se em História através de uma pós-graduação e acrescentou essa ciência aos seus textos literários.

---Começou a escrever textos infantis quando ganhou seu primeiro filho em 1998. Ganhou inúmeros prêmios literários por todo o país com contos, crônicas e poemas, onde teve muitos dos seus trabalhos publicados em coletâneas.

---
Ficou conhecida em todo país com a divulgação dos seus "Relatos Autobiográficos", usados como referência em diversas escolas como uma nova forma de se fazer crônicas relatando a infância de forma pura e buscando nela as bases para a construção do indivíduo. Escolas estaduais e municipais do estado de São Paulo receberam seu primeiro relato de infância na apostila do 7° ano.
Em maio de 2008 foi contemplada com o primeiro lugar no 7° Concurso “Leia Comigo” de incentivo à leitura, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).Vive em Belo Horizonte, MG, desde agosto de 2008, onde mantem uma biblioteca própria e um clube de estudos literários.


Livros infantis: "A Menina, a Pedra e o Ribeirão", "Tio Francisco".


60 comentários:

Mythus disse...

Gostei da resposta-poema :)

Amante da arte lírica, pelo que vejo.

Como me achou?

Neusinha Pavarotti disse...

Uma artista completa! Como cantora lírica, quero saber o nome de sua avó, minha colega nas artes soprânicas.

Anônimo disse...

eu gosto da historias dela ta

Ana Lucia disse...

Ei Jacqueline. Parabéns pelo aniversário!! Por acaso encontrei esse blog.Que bom saber notícias de vc.Sabe que sua mãe e fomos amigas de infância.Voce continua linda. Acabei de elaborar um projeto sugerindo ao vereador João Josino, através da Câmara, uma aoutorga de medalha Chico Salgado, onde cada vereador indicará um homenageado.Espero que goste.

Um abraço. Felicidades.

Ana Lúcia Gouvêia

videos do panico na tv disse...

estava procurando este relato vlw

Bruna disse...

adorei o texto a primeira infançia achei ele muito intereçante porque ele conta parte da sua infançia

Unknown disse...

eu gostei muito da histria do sua vida !
ja li m texto seu e gostei muito tem no caderno do aluno da 6 serie (7ano)que esta nas prieiras paginas (3 e 4)que se chama a primeira infancia !
bjs LETICIA E DEBORA

Ednaldo Alves disse...

Gostaria de saber se haveria possibilidade de você expor seus relatos ao vivo para jovens da periferia de São Paulo. Ass: PROFESSOR Ednaldo E.E.Sonia Maria

Jacqueline Salgado disse...

Olá Ednaldo! Será um prazer! Já dei entrevistas on line via msn e estive em muitas escolas pessoalmente contando minhas vivências e peripécias infantis e falando do meu trabalho literário. Meu e-mail é jacsalgado@yahoo.com.br
Abraço pra vc!

Unknown disse...

minha professora so passa o seus texto eles sam otimos parabens.....♥♥♥

Jacqueline Salgado disse...

Obrigada, Rafa! Fico feliz que vc goste dos meus textos, e que sua turma esteja lendo em conjunto o meu trabalho! Qualquer coisa que precisem me avise! Beijo grande!!

***DeBoRa*** disse...

ai jacqueline Salgado eu queria saber sobre a sua segunda infancia mas so acho a primeita e a terceira

Jacqueline Salgado disse...

Ola Debora! A Segunda Infancia esta neste blog tambem, da uma olhadinha no indice. Obrigada por ser minha leitora! Fico muito honrada com o carinho de vcs!Mande seu e-mail para jacsalgado@yahoo.com.br para que eu possa ajudar no que for preciso! Beijos!

Unknown disse...

oi jaqueline salgado

,

Jacqueline Salgado disse...

Oi Lidiane! Seja bem vinda ao meu cantinho! Abraço!

Unknown disse...

Oi Jaqueline li seu livro e gostei muito parabéns !!!
Victoria

Jacqueline Salgado disse...

Obrigada, Victoria, nome da minha filhinha!rsrs Leia sempre, ler é muito bom! Abraço grande!

Pedro disse...

na minha sala nós estamos estudando sobre autobiografia

Pedro disse...

muito legal o seu texto a primeira infancia parabens estou na 6ªsérie e nunca vi um texto assim parabens

Jacqueline Salgado disse...

Que coisa boa, Pedro! Qual é a sua escola? Fica no estado de São Paulo, né? Abraço pra vc! Jacqueline

Anônimo disse...

gostei muito jaqueline do se texto... e verdade q a baba te levava para o hospitall para ver os mortos

Jacqueline Salgado disse...

Oi Juan! Obrigada!! Verdade sim, ela me levava pra visitar o necroterio do hospital, eu nao entendia nada, ainda bem! hehe

Anônimo disse...

gosto de tudo que voce escreve, deixa um email pra gente poder te mandar mensagem, pode? Obrigado, Luan

Jacqueline Salgado disse...

Ola Luan! Obrigada pelo carinho! Claro que deixo meu e-mail: jacsalgado@yahoo.com.br Adoro receber mensagens e trocar ideias com os meus leitores! Abração!

Anônimo disse...

tenho só 11 anos mais já só apaixonada pelo texto "a primeira infancia"que conta sobre a infanciadela, é um dos meus textos favorito,parabens!!!!

Jacqueline Salgado disse...

Obrigada, querida! Gosto muito de escrever pra galerinha da sua idade! Valeu pelo carinho! Beijos, Jacqueline Salgado

Anônimo disse...

ola , sou a karolainy eu li a sua historia la na minha escola é verdade que asua ,baba de levava ate o necroterio

Jacqueline Salgado disse...

Oi Karolayne! Sim, verdade, mas como eu nao entendia nada nao me fazia mal! rsrs Abracos!!!

Bruno Cesar disse...

Ola jacqueline como foi a sua infancia para vc

Jacqueline Salgado disse...

Oi Bruno! Vejo minha infancia com carinho e atencao, nela esta presente tudo o que sou hoje, os meus medos, os meus sonhos, a maneira de ver as coisas, tudo aorendi na infancia! Gosto de ter vivido tantas historias incriveis e diferentes, e outras bem iguais as de todo mundo, acho que por isso sou assim meio "Peter Pan", sabe? Aquele persongem que nunca quis crescer! rsrs Obrigada pela sua visita! Beijocas, Jacqueline Salgado

Unknown disse...

oi qual testo você feis mais

Anônimo disse...

oiiii quais texto vc feis

Jacqueline Salgado disse...

Ola Raissa! Tudo bem? Fiz muitos textos, mas o que tenho em maior quantidade sao os poemas, por serem menores a gente faz um montao deles por semana! rsrs Adoro fazer poesia! Mas os contos ficam em segundo lugar, pois tb estou sempre escrevendo contos! Beijocas, Jacqueline Salgado

Unknown disse...

Obrigado eu estava procurando sua biografia para fazer um trabalho de escola!Gostei muito dos seus relatos autobiograficos

Anônimo disse...

autora eu adorei o seu poema muito obrigado ass giih

naty.lopes disse...

ola td bem jacqueline salgado
meu nome é natalya e eu queria falar uma perguntas. eu estou fasendo um trabalho e presisso saber algumas perguntas mais eu não sei emtão eu queria pergunta para vc!a 1 é: que acontecimento marcaram essa época?
e essa ea pergunta espero que vc souba responde eu so muito sua faa
eu te adora vc pode tambem responder essa pergunta pelo emal do msn o meu msn É:naty.gata@live.com.pt esso me adicionar e nois se fala melhor bjs eu quero a responta viu kkk
xau bjs

Anônimo disse...

OLA GOSTEI MUITO DO SEU SIVRO A PROFESSORA MANDOU NOS LER O LIVRO SOBRE SUA INFANÇIA AGORA NOS QUEREMOS LER O SEGUNDO LIVRO DA CAVETINHA MEU NOME É STEFANIE TENHO 11 ANOS ESTUDO NO JOÃO LEME

Anônimo disse...

gostei mtu de suas biografia e graças a minha professora lindas as suas biografia ta bjs

Anônimo disse...

Oi Jacqueline meu nome é Jona e moro no interior de São Paulo no município de Arealva e estudo na escola Professor Sebastião Inoc de Assumpção.Minha professora de portugês nos leu o livro Primeira ifância e eu AMEI.Virei sua fã
BEIJOS;D

Jacqueline Salgado disse...

Olá Joana! Obrigada, linda! Sua professora é a Ana Flávia, né? Ela adora o que faz, mandei um livro meu pra sua escola e outro pra ela! Abração pra vc, Jacqueline Salgado.

isaac disse...

valeu ajudo bastante<:vlw

Anônimo disse...

JACQUELINE PRESISO DE DOIS RELATOD PARA A ESKOLA PEQUENOS POR FAVOR

Joana disse...

Oi Jacqueline minha professora é a Ana Flávia sim.Éo meu primeiro ano com ela e todos os dias ela fala de você ede como é uma ótima escritora.
BEIJOOOOOOOOS!

carol disse...

jac eu li o seu relato A PRIMEIRA INFANCIA e minha prof mandou eu pegar outro relato seu e copiar mais ele nao pode ter mais de 40 linhas fassa um resumo e me manda ta bjs

Anônimo disse...

ola jacqueline salgado Hoje mesmo na minha apostila de portugues nois leu uma hiostorio de voce e eu adortei muito eu queria conheçer voceee ! Tchau beijos te adoro de mais

fernanda disse...

Olá jac.Eu me chamo Fernanda, minha professora pediu para que os alunos levassem a 2ª e a 3ª infância sera que você poderia me enviar?

Jacqueline Salgado disse...

Olá Fernanda, terei o maior prazer em te mandar, mas preciso do seu e-mail. O relato de segunda infância está no blog, vc já viu? Abraço grande, Jacqueline Salgado.

Anônimo disse...

Jac sera que voce poderia me enviar a 2ª e a 3ª infancia. Minha professora Maria Angela pediu para que os alunos levassem.Obrigda

Anônimo disse...

jacqueline eu amei todos os seus textos parabens vc e uma boa escritora viw bjs xau

dafne disse...

oi jacquline sou a dafne aluna da professora maria ângela que com versa com vc lembra que pedio sua historia eu estudo na escola:E.E.HELY LOPES MEIRRELES a provessora maria angela da aula la moro em :ribeirao preto meus familiares mora em carmo da mata /MG

Jacqueline Salgado disse...

Bacana, Dafne! Carmo da Mata é uma cidadezinha linda! Abraço pra vc!

para jac salgado disse...

amei tudo !!!!!!!!!
tenho certeza q ate quem nao gosta de ler e ver a sua historia vai gostar como eu gostei
.........

Giu Rossati disse...

Oi , Jacqueline comecei a estudar sobre vc na escola dai em diante comecei a me enteressar por vc ...amo tdos seus poemas , suas autobiografias etc...bjooos

Giu Rossati disse...

Oi , Jacqueline comecei a estudar sobre vc na escola dai em diante comecei a me enteressar por vc ...amo tdos seus poemas , suas autobiografias etc...bjooos

Giu Rossati disse...

Oi , Jacqueline comecei a estudar sobre vc na escola dai em diante comecei a me enteressar por vc ...amo tdos seus poemas , suas autobiografias etc...bjooos

Jacqueline Salgado disse...

Obrigada, Giu! Fico muito feliz com sua admiração pelo meu trabalho, abração pra vc!

Stefanie disse...

Olá Jacqueline Salgado, Estou na 6ª série e na minha escola estamos estudando relatos autobiograficos, e estou adorando ler seus relatos!!
Muito Legal!!!

Anônimo disse...

Olá Jacqueline, eu amo suas histórias! E espero um dia ser uma pessoa maravilhosa igual a você! Beijinhos carinhosos Mayara

vitoria disse...

Olá Jacqueline Salgado,eu li o seu Relato Autobiográfico "A Primeira Infância" como foi entrar em um necrotério quando pequena?

Jacqueline Salgado disse...

Oi, Vitoria! Como vai? Entrar no necrotério sendo tão pequena não faz muita diferença no momento, pois não entendemos direito as questões da morte com 1 ou 2 anos, mas o fato é que essa experiência nunca me saiu da memória, e também não tenho medo de lembrar. Abraço e obrigada pela leitura!