quarta-feira, abril 06, 2011

Concurso Literário "A Gavetinha" de Relatos Autobiográficos


CONCURSO LITERARIO "A GAVETINHA" DE RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS -

A escritora Jacqueline Salgado e o Blog "A Gavetinha" abrem o I Concurso de Relatos Autobiograficos. Cada autor pode participar com um texto que terá como tema um relato autobiográfico de infância.



INSCRIÇÕES: do dia 08 de fevereiro até o dia 08 de março de 2012, os participantes poderão se inscrever mandando o texto em anexo, de no máximo 3 páginas digitadas, junto com as seguintes informações: Nome; Idade; Título do Relato; Escola e série; Endereço completo; Telefone; E-mail (se tiver). Enviar para o e-mail: jacsalgado@yahoo.com.br


A confirmação de participação será feita por e-mail. Somente poderão participar alunos matriculados em escolas de todo território nacional que tenham até 15 anos ou estejam cursando até o 9° ano do Ensino Fundamental.PREMIAÇÃO: Serão conferidos 3 prêmios, sendo distribuídos da seguinte forma:1° Lugar: Kit com 5 livros + presente surpresa; 2° Lugar: Kit com 4 livros + presente surpresa; 3° Lugar Kit com 3 livros + presente surpresa.


OBS: Haverá entrega de certificado de participação a todos os alunos que enviarem seus relatos até a data limite do concurso. Os alunos premiados receberão um certificado de participação e outro de premiação.A divulgação do resultado será feita atráves de mensagem por e-mail e divulgada nesse blog, a partir do dia 03 de abril de 2012.


Resultado do I Concurso de Relatos Autobiográficos:




É com muita satisfação que apresentamos os vencedores do Concurso de Relatos. Tivemos mais de 200 inscrições de todo o país, em trabalhos de alto nível estético e intelectual, além de fatos muito marcantes na vida dos nossos pequenos escritores!
Juntamente com mais 2 amigos escritores e jurados, eu avaliei os textos apresentados e a soma dos pontos dos 3 jurados conferem 5 vencedores:

1° lugar: PAULO VICTOR ALVES DA LIMA SILVA (12 anos, Pedregulho/SP)
2° lugar: GABRIELA OLIVEIRA DE SOUZA (12 anos, Teresina/PI)
3° lugar: LUCAS SOARES DE ALMEIDA (12 anos, Rio de Janeiro/RJ)

Menções Honrosas*:

Jackeline Viturino Gomes (12 anos, Suzano/SP)
Giulia Vanni Alves (São Paulo)

Lembrando que cada um dos 3 colocados receberão:
1° Lugar: Kit com 5 livros + presente surpresa;
2° Lugar: Kit com 4 livros + presente surpresa;
3° Lugar Kit com 3 livros + presente surpresa.

* Os premiados com Menção Honrosa receberão um livro e o certificado de menção honrosa pelo belo trabalho apresentado.

Obrigada a todos pela participação e por compartilhar conosco histórias tão fascinantes, e parabéns a todos os vencedores!
Atenciosamente,

Jacqueline Salgado









quarta-feira, março 23, 2011

Relatos Autobiográficos: A Terceira Infância


Sigam a legenda e vejam onde ficam alguns locais mencionados do texto:
--
Bolinha Amarela: Minha casa
Bolinha Azul: Casa dos meus avos
Bolinha Laranja: Casa da prima Zizi
Bolinha rosa: Casa da tia Zelia
Bolinha Branca: Cachoeira
--
(Para ver melhor click na imagem e amplie)
--
O texto ficaria enorme publicado aqui no blog, entao deixo meu e-mail para quem quiser receber a Terceira Infancia:
=
Em breve publicarei o quarto e o quinto da serie, aguardem!
Beijio grande para todos,
Jacqueline Salgado

sábado, fevereiro 26, 2011

Mundando conceitos


Passando pela "Calle Talcahuano" em Buenos Aires, meu filho de 6 anos ficou encantado com tantas lojas de musica ao longo da estreita e antiga rua, pediu entao que o presenteassemos com um instrumento musical, e quando eu perguntei "qual" ele queria, ele respondeu prontamente: "UM MEGAFONE"! Fiquei sem saber 0 que fazer no momento, mas acabei falando besteira e disse que megafone nao era um instrumento musical, e sim um "auxiliar vocal", ou amplificador de voz, como o microfone! hehe Na verdade, depois de ver esse video que meu amigo Luis Lopes (baterista do Virna Lisi) postou no facebook, mudei o meu conceito, e acho que vou procurar um "megafone" pro meu pequeno musico!


quinta-feira, janeiro 20, 2011

Ficha de telefone



Ontem, revirando uma "gavetinha" qualquer, encontrei uma ficha de telefone antiga. Certamente era uma das muitas que tinham espalhadas pela casa dos meus pais, nao tinhamos telefone fixo, nos anos 80 e parte dos 90 uma linha de telefone era coisa cara e o orelhao da minha rua ficava bem perto, em frente ao "Bar do Divino", foi nosso principal meio de comunicao.
Tempos bons aqueles, apesar da simplicidade em que viviamos, nao tinhamos contas de telefone exorbitantes pra pagar, quaisquer centavos compravamos algumas fichas e falavamos por 3 minutos. O orelhao era confiavel, salvo uma vez em que engoliu duas fichas quando eu tentava pedir uma musica na radio montanhesa, sempre funcionou direitinho!
--
Orelhao vermelho: para ligacoes locais, a ficha era essa da foto
Orelhao azul: para ligacao DDD, a ficha era mais pesada, e prateada